sábado, 5 de março de 2011

REFLETINDO SOBRE A PROPRIA APRENDIZAGEM

REFLETINDO SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM

meublogleila.blogspot.com


As tecnologias trazem grandes possibilidades a educação, é uma ferramenta que se bem trabalhada facilitam a aprendizagem do aluno. Com tudo, esse momento requer mudanças na postura do professor e de todos que estão envolvidos no processo educacional. Ao professor é exigido mudanças em sua metodologia e procedimentos didáticos, o aluno não pode mais ser tratado como um mero receptor de conhecimentos.
Essa nova mentalidade pedagógica não pode ser utilizada de qualquer forma, a busca por maneiras de manusear os meios tecnológicos é primordial para que os mesmos possam fazer de fato valer. Quando se trabalha por meio de projetos integrando diversas mídias, o conhecimento torna-se global, porque há uma interação bem maior do que se estivesse estudando as disciplinas de forma fragmentada, alias umas das características de integrar as tecnologias é a descoberta por novas possibilidades de aprendizagem.
Para Luis Paulo (1999) os professore são facilitadores desse processo educativo, e o trabalho destes não poderá mais ser concebido isoladamente, mais em conjunto com os colegas e a partir de proposições mais amplas que extrapolam os limites de uma disciplina ou de uma sala de aula. Isso mostra a importância do papel do professor diante desse contexto, são suas ações que irão estimular no aluno o gosto de aprender fazendo e assim dando opurtunidade para cada educando mostrar suas potencialidades.
A tecnologia por si só não promove mudanças na educação, é o professor que através de sua pratica incorpora essa ferramenta em suas aulas, tornando o ambiente de aprendizagem atrativo, solidário e principalmente mais participativo.

meublogleila.blogspot.com
As tecnologias trazem grandes possibilidades a educação, é uma ferramenta que se bem trabalhada facilitam a aprendizagem do aluno. Com tudo, esse momento requer mudanças na postura do professor e de todos que estão envolvidos no processo educacional. Ao professor é exigido mudanças em sua metodologia e procedimentos didáticos, o aluno não pode mais ser tratado como um mero receptor de conhecimentos.
Essa nova mentalidade pedagógica não pode ser utilizada de qualquer forma, a busca por maneiras de manusear os meios tecnológicos é primordial para que os mesmos possam fazer de fato valer. Quando se trabalha por meio de projetos integrando diversas mídias, o conhecimento torna-se global, porque há uma interação bem maior do que se estivesse estudando as disciplinas de forma fragmentada, alias umas das características de integrar as tecnologias é a descoberta por novas possibilidades de aprendizagem.
Para Luis Paulo (1999) os professore são facilitadores desse processo educativo, e o trabalho destes não poderá mais ser concebido isoladamente, mais em conjunto com os colegas e a partir de proposições mais amplas que extrapolam os limites de uma disciplina ou de uma sala de aula. Isso mostra a importância do papel do professor diante desse contexto, são suas ações que irão estimular no aluno o gosto de aprender fazendo e assim dando opurtunidade para cada educando mostrar suas potencialidades.
A tecnologia por si só não promove mudanças na educação, é o professor que através de sua pratica incorpora essa ferramenta em suas aulas, tornando o ambiente de aprendizagem atrativo, solidário e principalmente mais participativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário